PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DO TOCANTINS É SELECIONADO PARA FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM PORTUGAL E SUÍÇA
PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DO TOCANTINS É SELECIONADO PARA FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM PORTUGAL E SUÍÇA
Docente de Física da SRE de Araguatins é o único do Estado a participar de curso de prestígio no CERN e na Universidade de Lisboa, um marco para a educação pública tocantinense.
por Ysadora B. Cantanhede/SRE Araguatins - Secretaria de Educação do Tocantins
publicado: 21/08/2025 10:35.
A educação do Tocantins alcança um novo patamar de excelência com a notável conquista do Professor Francisco Rodrigues de França Filho, da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, de Sítio Novo do Tocantins. O docente em Física, foi o único selecionado de todo o Estado, após quase 15 anos, para participar de uma formação de prestígio internacional em Lisboa/POR e Genebra/SUI, no LIP (Laboratório de Instrumentação em Física de Partículas), na Universidade de Lisboa, e no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), na Suíça. Esta oportunidade ímpar, conquistada em uma acirrada competição com professores das redes pública municipal, estadual e privada, em todo o país, é um testemunho do talento e da dedicação dos educadores que compõem a Superintendência Regional de Educação de Araguatins.
A viagem, com data marcada entre os dias 28 de agosto à 07 de setembro de 2025, levará o professor a centros de conhecimento de vanguarda. O cronograma inclui uma visita ao laboratório de instrumentação em pesquisas de partículas na Universidade de Lisboa, em Portugal, e a participação na formação no CERN, o maior centro de pesquisa em Física do planeta. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um aprofundamento técnico e pedagógico para os professores dos oito países selecionados de língua portuguesa, unindo diferentes culturas em torno da busca pelo conhecimento científico.
Em depoimento, o Professor Francisco Rodrigues, que é graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e mestre em Física pela UFT em Araguaína-TO, compartilhou o entusiasmo com a jornada. "Nós vamos para Genebra fazer uma formação internacional. Passaremos lá uma semana, estudando manhã, tarde e noite, no CERN", destacou. Ele enfatizou que a experiência permitirá um intercâmbio valioso e a ampliação de horizontes, tanto para ele quanto para os estudantes e colegas de profissão da rede estadual.
A participação em uma formação de tamanha magnitude, não apenas eleva o nome do professor e de sua instituição de ensino, mas também reafirma a qualidade da educação pública tocantinense, que vem oferecendo suporte e recursos para tais resultados. Ao final do curso, o professor passará por uma prova de proficiência e receberá certificações internacionais, expedidas tanto pelo CERN quanto pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP).
Confira mais fotos e vídeos deste momento em nossa página no Instagram: @sre.araguatins
Acomapanhe o professor Rodrigues em sua página no Instagram: @fcorodriguesff