CONHEÇA A NOSSA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA SRE ARAGUATINS: TRÊS OLHARES, UM SÓ COMPROMISSO!
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“Educar é mais do que transmitir conteúdos; é acolher, escutar e criar condições para que cada sujeito se desenvolva integralmente.” — Vigotski, psicólogo e teórico da educação.
Por Jhully Diniz da Silva / SRE Araguatins – Secretaria de Educação do Tocantins
Publicado: 28/05/2025 – 12h 10 min.
A educação pública do Tocantins tem avançado significativamente na construção de uma proposta mais humana, integral e comprometida com o desenvolvimento dos estudantes. Nesse contexto, destaca-se a atuação das profissionais da Superintendência Regional de Educação de Araguatins, composta pelas psicólogas Jhully Diniz e Yakaênya Nascimento; pelas assistentes sociais Irisneide Marques e Luana César; e pela orientadora educacional Karla Azevedo, que oferecem suporte técnico às equipes das unidades escolares, contribuindo para o fortalecimento do processo educativo em todas as suas dimensões.
Cada técnica exerce um papel essencial no âmbito escolar. As psicólogas acompanham os trabalhos de escuta qualificada voltados a servidores, estudantes, pais e responsáveis, além de promoverem intervenções focadas na saúde mental, no fortalecimento de vínculos, na intermediação de conflitos, no engajamento e na compreensão dos aspectos psicoemocionais e comportamentais que influenciam o ensino e a aprendizagem. Em conjunto com as instituições, elaboram estratégias pedagógicas que colaboram para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valorizam as singularidades e promovem ambientes de aprendizagem mais inclusivos, estimulantes e resilientes.
As assistentes sociais também realizam um papel crucial na análise das condições socioeconômicas e de convivência que impactam a vida educacional dos discentes, promovendo articulações com a rede de proteção social e apoiando a implementação de práticas que garantam o direito à educação e o acesso a ela. Seu suporte é fundamental na identificação de casos de vulnerabilidade, evasão e abandono escolar, bem como mobilização e efetivação políticas públicas que assegurem a permanência dos estudantes nas instituições de ensino.
Do mesmo modo que, a orientadora educacional executa o acompanhamento do percurso escolar dos estudantes, bem como no direcionamento às equipes que promovem o desenvolvimento pessoal, social, ético e profissional dos discentes. Sua atuação fortalece a conexão entre escola, família e comunidade por meio da mediação de conflitos, da escuta ativa e da resolução de situações que impactam o processo educacional. Além disso, fomenta o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da convivência respeitosa e do sentimento de pertencimento no ambiente escolar.
A missão dessas profissionais, à frente de suas equipes, é contribuir para uma educação de qualidade, centrada na pessoa, que respeite as singularidades de cada estudante e promova seu pleno desenvolvimento. Para isso, realizam visitas às instituições, conduzem escutas com os profissionais da educação e organizam formações sobre temas essenciais, como saúde mental, inclusão, mediação de conflitos e combate à evasão escolar. Além disso, acompanham casos complexos e a rotina dos servidores, sempre em articulação com a Rede de Proteção Social.
Além do suporte direto, as técnicas atuam na elaboração de materiais orientativos e pedagógicos, prestam assistência às equipes pedagógicas e de gestão e colaboram na construção de estratégias que favoreçam o bem-estar e a permanência dos estudantes. Sua atuação está embasada na Lei Federal nº 13.935/2019, que institui a presença de psicólogos e assistentes sociais na educação básica, e segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins, que valoriza uma atuação intersetorial, comprometida com uma escola democrática, inclusiva e transformadora.
Com sensibilidade, técnica e compromisso social, essas profissionais caminham lado a lado com as escolas, fortalecendo vínculos, promovendo o cuidado integral e incentivando o trabalho coletivo. Seu objetivo é garantir que crianças, jovens e adultos tenham as condições necessárias para aprender, se desenvolver e construir sua trajetória com autonomia e dignidade.
Três olhares – da Psicologia, do Serviço Social e da Orientação Educacional – unidos por um só compromisso: uma educação mais humana, inclusiva e transformadora.
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